quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Graus das escalas

E ae Moçada?
Blza?

Hj postarei aqui o que seria os "graus" das escalas. è muito importante saber isso, para poder improvisar nos modos gregos, saber qual tríades (menor ou maior) utilizar e saber qual a cadência musical, ou seja, qual ordem dos acordes que fica com uma sonoridade melhor!

Com certeza quem lê as Guitar Player, Guitar Class (nossa, estou velho, faz tempo que nao existe mais)já deve ter visto nas transcrições das músicas sempre há o comentário que tal grau da escala XPTO é dominte e que tal grau é a tonica do sei o que lá e blá blá blá.
Bom vou tenta exemplificar isso.

Vejamos o escala maior de C

Escala de C maior: C - D - E - F - G - A - B - C
Fórmula da escala: T - 1t - 1t - 1/2t - 1t - 1t - 1t - 1/2t
Grau Escala: I - II - III - IV - V - VI - VII- VIII

Os graus da escala são designados também de acordo com suas funções dentro da harmonia, sendo classificados da seguinte maneira:


Grau I - que é a primeira nota, é chamada de Tônica (estável)
Grau II - é a segunda nota da escala, por iso chama-se Supertônica ou Sobretônica, "super" em latim siginifca "acima de"
Grau III -é a terceira nota da escala, é chamada de Mediante pois está no meio da tônica e da dominante
Grau IV -a quarta nota que é a Subdominante (menos instável), pois esta abaixo da dominante
Grau V - é a quinta nota da escala e chama-se Dominante (instável)
Grau VI - é a sexta nota, chama-se Superdominante ou Sobredominante pois esta acima da Dominante
Grau VII - aqui é um caso especial, a sétima nota se estiver um semitom abaixo da tônica, ela é chamada de nota sensível. Agora quando estiver um tom da tônica a sétima nota é chamada de subtônica.
Grau VIII - Tónica (= I)


Segundo a teoria da harmonia funcional, de Riemann, os graus I, IV e V têm importante função dentro da harmonia, na preparação e resolução dos acordes de uma frase harmônica, da seguinte maneira:

Grau I - Função Tônica: É uma função de sentido conclusivo. Geralmente é o acorde que termina uma música. O principal acorde da função Tônica é o I grau que pode ser substituído pelo III ou pelo VI, que dentro de certo contexto pode também estabelecer repouso.

Por exemplo: na escala de dó maior, o dó é a tônica da escala; o grau I da escala de dó.

Grau IV - Função Subdominante: Tem função de sentido preparatório para a dominante. O acorde principal é formado sobre o grau IV da escala, podendo ser substituído pelo II. O grau II como subdominante é bastante utilizado na música popular brasileira e jazz.

Por exemplo: na escala de dó maior, o fá é a subdominante da escala; o 4º grau perfeito da escala de dó.

Grau V - Função Dominante: É uma função de sentido suspensivo, de tensão para a tônica. O prinipal acorde da função é o do V grau, mas pode ser substituído pelo VII grau ou pelo III grau. O III grau é pouco utilizado

Por exemplo: na escala de dó maior, o sol é a dominante da escala; o 5º grau perfeito da escala de dó.


Bom o recado de hj é esse,
Espero que fique de fácil entendimento!!

Abrasss

Nenhum comentário:

Postar um comentário