quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Campo Harmonico e Cadencias

Galera blza,
Hj falarei do campo harmônico maior, ou seja, qual o acorde que usaremos para formar melodia

Nos posts anteriores eu falei de escala maior e graus musical, qual a funcionalidade deles e tal.
Como no post anteriormente dito, os graus de cada tem funções especificas e hj falarei que o grau da escala maior define qual será o acorde usado no grau. Traduzindo... Tipo na escala maior de Dó temos as notas C-D-E-F-G-A-B, mas não usaremos todos esse acordes na sua forma maior.

Bom, vou exemplificar pra ficar mais claro
De novo segue a escala maior de Dó:

Escala de C maior: C - D - E - F - G - A - B - C
Fórmula da escala: T - 1t - 1t - 1/2t -1t - 1t - 1t - 1/2t
Graus da Escala: I - II - III - IV - V - VI - VII - VIII

Tendo como base a escala maior de Dó que montamos acima, os acordes formados no campo harmônico maior sempre seguirão uma regrinha básica, que é a seguinte:

I grau:sempre maior. ex: C
II grau:sempre menor. ex: Dm
III grau:sempre menor. ex: Em
IV grau:sempre maior. ex: F
V grau: sempre maior com sétima ou só maior. ex: G7 ou G
VI grau: sempre menor. ex: Am
VII grau: sempre meio diminuto. ex: Bm7(b5) ou BØ ou Bdim

Então o campo harmônico (novamente, os acordes!!)da escala maior de Dó ficaria assim:
C – Dm – Em – F – G7 ou G – Am - Bm7(b5) ou BØ ou Bdim


Um outro exemplo, agora o campo harmonico da escala maior de Lá:
A - Bm - C#m - D - E - F#m - G#m(b5) ou BØ ou Bdim


Legal, agora vc já sabe montar a escala usando os acordes. Mas os graus também definem a cadencia musical. Cadencia musical é uma serie particular de intervalos, ou acordes que finalizam uma frase, sacou? Tipo, seguencia de notas para formarem boas melodias.....analisando a grosso modo e determinar meio que o "rumo" da musica

Há 5 tipos de cadencias.

E como estou com preguiça de escrever, peguei o texto abaixo do Wikipédia (mas relaxa que esta correto)
Leia com bastante atenção!!!

Cadências conclusivas

Cadência Perfeita
Também conhecida como ponto final ou cadência autêntica. É a cadência normal de conclusão de uma peça musical, dando, a quem ouve, a sensação de finalização da frase. É formada pelos acordes de dominante (V) e tônica (I).
Exemplo na tonalidade de Dó Maior: Sol – Dó

Cadência Plagal Também utilizada nas finalizações das obras musicais, a cadência plagal é conhecida como a cadência do amém, por ser utilizada para harmonizar esta palavra no final dos hinos. É formada pelos acordes de subdominante (IV) e tônica (I).
Exemplo na tonalidade de Lá menor: Ré – Lá

Cadência Imperfeita A única diferença entre a cadência imperfeita e a perfeita está no estado dos acordes, ou seja, um dos acordes da cadência imperfeita está invertido.

Cadência Picarda Cadência característica das tonalidades menores. A resolução é feita dominante - tónica, sendo o acorde da tónica Maior.

Cadências não conclusivas

Cadência à Dominante
Também chamada de meia cadência ou ponto de continuação ou cadência suspensiva. Com o efeito similar ao de uma vírgula, ela é construída ao se colocar praticamente qualquer acorde diatônico, mas, mais frequentemente o de tônica (I), supertônica (II) ou subdominante (IV), concluindo no acorde de Dominante (V).

Cadência Interrompida
A cadência interrompida ou de engano deixa a sensação de que a música está sendo interrompida, pois o compositor cria a expectativa de resolver a frase em uma cadência perfeita (V - I), no entanto, finaliza não com o acorde de tônica, mas sim com o de superdominante (VI)".


O recado de hj é esse, confesso que foi bem "massante", mas eh muito importante saber isso para improvisar e entender as melodias!
Abraços!!Até a proxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário