domingo, 8 de maio de 2011

ECAD, e agora?

Opa!

Tudo na paz?
Espero que sim! Se não tiver tudo bem, dê um sorriso que melhora tudo!

Prometi que ia falar sobre alavancas e tals, mas vou falar de algo que está em discussão no atual momento, o ECAD!

Pra quem não sabe o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais. Protege (ou deveria) e paga o autor da composição! Compor uma música não é uma tarefa fácil, exige o uso seu raciocínio, percepção, intelecto e afins (claro que tem certas músicas que usam uma pequena parte do cérebro e uma grande parte do cacete ou da bunda...) então ter algum órgão, que protege este seu intelecto é importante, afinal você não vai querer ver qualquer um ganhando dinheiro as suas custas!

Mas, explodiu na mídia suspeitas de irregularizações, senador querendo fazer CPI, fraudes. Complicado isso, alias bem complicado, músicos e o ECAD estão em pé de guerra, mas esta guerra não é de hoje, já acontece há um tempinho...
Porém a bomba que explodiu foi que o ECAD pagou cerca de R$ 127 mil reais (Dinheiro pra cacete!) relativos aos direitos de 24 músicas para um tal de Milton Coitinho dos Santos. Só que aprece que as músicas não eram dele, há também a possibilidade de que ele nem exista, ou o caso de ser usado um laranja, geralmente um coitado simplório que por ingenuidade acredita na má fé de alguns seres.

E começa a surgir na sua cabeça "Será que vou receber o valor correto?", "Será que poderão registrar alguém como meu parceiro e ele receber um percentual?" e outras séries de dúvidas como "Será que só agora que surgiram esses compositores laranja?" "Há quanto será que isso não ocorre?" Ter aquela sensação de estar sendo roubado, feito de idiota, ter alguém te sacaneando é difícil, e você acaba perdendo a confiança na instituição que deveria proteger os verdadeiros compositores que muitas vezes ralam para C@$@#%$ para ter um excelente resultado e retorno financeiro Muita gente tira o sustento para sobreviver através disso! Tem que ficar de olho!

O caso já está sendo investigado e parece que agora o ministério da cultura vai acompanhar o trabalho do ECAD. Se isso vai gerar um resultado positivo, eu espero que sim, mas realmente eu não sei, só o futuro vai dizer!

Se você, mesmo assim, saber como funciona o ECAD, pagamento de direito autoral e tals, basta clicar neste link aqui: http://www.ecad.org.br/ViewController/publico/conteudo.aspx?codigo=23

O recado é esse, fiquem espertos e até a próxima.
E acredite que você pode fazer a diferença!

Abraços e KEEP ROCKING!

Fonte:

http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=63008
http://www.jornalfloripa.com.br/artisticasenovelas/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=2060
http://www.planetaosasco.com/oeste/index.php?/2011050613008/Nosso-pais/senador-quer-cpi-para-investigar-ecad.html



Dica em OFF: Aqui vai uma dica meio em off para você. Eu sei quando você compõe uma música, fica entusiasmado, quer mostrar pra todo mundo que é o fodão, quer mostrar a canção pra menininha pra ver se você consegue um "algo a mais". Cuidado! As vezes nesta afobação você acaba mostrando a sua obra, para quem ,digamos, é meio "dick vigarista". O indivíduo pode acabar "roubando" a sua idéia e registrar antes que você. Não estou falando pra você não mostrar pra ninguém, apenas seja esperto e tente documentar as coisas antes, em e-mails, mensagens, vídeos no youtube, ou qualquer coisa que contenha data. Assim você consegue provar que realmente foi você o autor da composição!
Dica é essa! KEEP ROCKING!

2 comentários:

  1. Se não tiver tudo bem, dê um sorriso que já melhora tudo!

    uaheuaheuh falou tudo meu brother....
    Ve se fica famoso logo pra fazer um show aqui em londres para eu ir =D

    abracao meu camarada... marcelo

    ResponderExcluir
  2. HAhuauhaua, to tentando! Mas vou pra Londres mesmo sem ser famoso!

    Abracos ae!!!

    ResponderExcluir