segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Campo Harmônico Escala Menor Natural

Fala moçada,
Blza?

Recado de hoje é um pouco mais técnico, falei a algum tempo atrás sobre o campo harmônico das escalas maiores (caso queira rever, procure nos arquivos antigos "old school") e hoje falarei sobre o campo harmônico das escalas menores naturais.


Vejamos a estrutura da escala menor

Escala de Am: A - B - C - D - E - F - G - A
Fórmula da escala: T - 1t - 1/2t - 1t -1t - 1/2t - 1t - 1t
Graus da Escala: I - II - III - IV - V - VI - VII - VIII

Podemos perceber que as notas da escala de Am são as mesmas que as notas da escala de C maior, isso ocorre porque a escala de Am é a escala relativa menor de C. Para descobrir a escala relativa basta pegar o sexto grau da escala maior. Por exemplo na escala maior de D o sexto grau seria B, então a escala relativa menor seria de Bm. (Escala de D maior e Bm possuem as mesmas notas).

As escalas menores são utilizadas para músicas mais "tristes", ou seja, dar um clima sombrio na composição. Caso você tenha composto uma letra "desolada" sugiro que faça o arranjo usando escalas menores naturais.

Mas atenção!! Não significa que por ter as mesmas notas que as escalas são iguais, os graus são diferentes e por isso o campo harmônico também!
E é isso o que veremos, vou utilizar campo harmônico da escala menor natural de Am (relativa) de C. O campo harmônico menor sempre seguirão nesta ordem:

  • I grau: sempre menor. ex: Am
  • II grau: sempre tipo diminuto. ex: Bm5-
  • III grau: sempre maior. ex: C
  • IV grau: sempre menor. ex: Dm
  • V grau: sempre menor. ex: Em
  • VI grau: sempre maior. ex: F
  • VII grau: sempre maior. ex: G

Existem algumas peculiaridades nesta escala como por exemplo, esta escala é desprovida de sensível, perdendo assim o trítono entre o IV e o VII graus, e consequentemente formando um acorde Vm7, conhecido como dominante menor, que nesse caso tem uma função modal, e não tonal (já que devia ser um V7).

É muito comum utilizar o V7 como empréstimo modal da escala menor harmônica para essa escala.


E outra coisa, existem outras escalas menores, como a Escala Menor Harmônica e Escala Menor Melódica; ambas com campos harmônicos distintos da Escala Menor Natural, procura estudar todas para melhorar o seu improviso. Essas escalas são muito utilizadas no Rock.


Recado é esse galera!

Duvida, correções ou sugestões sempre são bem vindas!

Até a próxima!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário